Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2011

Salve, Zona Sul!

"Cada lugar um lugar, cada lugar uma lei, cada lei uma razão e eu
sempre respeitei
Qualquer Jurisdição, qualquer área, Jd. Santo Eduardo, Grajaú, Missionária, Funchal, Pedreira e tal, Joaniza

Eu tento advinhar o que você mais precisa..."
(Fórmula Mágica da Paz - Racionais MC's)


Eu sempre tive uma certa ... ligação de admiração pelo Racionais pelo simples fato de eles serem praticamente do mesmo lugar que eu. Na música aí em cima, eu sinto até uma emoção quando a ouço por eles citarem nela, lugares que eu já passei muito, lugares em que vive minha família, lugares que fez/faz parte da minha vida. Se eles falassem Jd São Jorge na música eu chorava, rsrsrs.

Na semana passada eu tive um convívio frequente com esse lugar... Eu não vou falar que eu gosto de lá... As crianças de lá me lembram o filme Cidade de Deus; aquele jeito desleixado de ser, uma bermuda velha, sem camisa, às vezes um chinelo também velho (quando não estão descalças), brincando na rua, seja com pipa, uma bola ou até mesmo uma garrafa de plástico substituindo a bola. As meninas e suas micro-roupas, as de 11,12 anos esperam aflitas o crescimento dos seios para que aqueles enormes decotes tenham sucesso... As de 14, 15 muitas vezes com aquela barriga enorme, e a gente pensa que ela levou embora toda a sua adolescência, a sua juventude, a sua oportunidade de ser alguém, os seus estudos... Mas aí a criança nasce e ela joga nas costas da mãe e continua frequentando o "pancadão" ... Agora sobre a oportunidade de ser alguém e os estudos, realmente foi embora, mas a culpa não é só da criança não.
Mas também não posso falar que não gosto de lá...
Dá um orgulho absurdo ver que  no meio de meninas com barrigas enormes e crianças descalças, que alguns se salvam... E realmente são alguém na vida, e muitas dessas pessoas são da sua família,  prova viva são minhas primas que passaram em faculdade federal... Nada de barriga enorme, nem de pancadão nem de micro-roupas. Essa é minha família : )

Essa é a Zona Sul que eu conheço... Aquela dos bairros nobres, baladas caras, condomínios de luxo eu só vejo quando eu passo de ônibus, quando eu tô voltando de lá... E claro, uma vez que eu fui trabalhar num evento num apartamento no Morumbi, rsrs... Mas é a Zona Sul que eu conheço que tenho laços e enquanto eu tiver família lá, continuarei frequentando os bairros da periferia da Zona Sul, e toda vez que descer do ônibus, o primeiro sentimento que me baterá é o de saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário